Na indústria automóvel, a exigência em termos de qualidade, fiabilidade e eficiência é máxima. Com as soluções de Visão Artificial e Inteligência Artificial da Sentinel, é possível elevar cada linha de produção ao nível da automação inteligente, assegurando controlo rigoroso de defeitos, medição precisa e rastreabilidade total.
Esta indústria é caracterizada por processos bem definidos e com elevados padrões de qualidade. As soluções de Automated Optical Inspection (AOI) integradas nos processos produtivos são usadas não apenas para garantir qualidade no produto mas também para obter indicadores para otimização de todo o processo.
Os fabricantes de máquinas (OEM) para o setor industrial têm, geralmente, uma elevada capacidade de integrar diferentes periféricos, como robôs, PLCs, automatismos elétricos ou pneumáticos. Conseguem automatizar diversos processos complexos, nos quais a visão artificial atua como um complemento na automação ou no controlo do processo das máquinas.
As soluções de visão artificial desenvolvidas por uma empresa 100% dedicada a esta área e fornecedora deste setor representam uma enorme vantagem competitiva para os fabricantes de máquinas, permitindo-lhes estar na linha da frente no fornecimento de soluções para a indústria.
Processos de extrusão e injeção são suscetíveis a erros na constituição do produto final. Soluções de visão artificial capazes de medir, detetar defeitos e prevenir futuros erros podem ser muito úteis em várias fases do processo.
O setor da metalomecânica abastece muitas indústrias diferentes devido à diversidade de produtos que são produzidos. Esta diversidade de formas, materiais, acabamentos e dimensões de componentes coloca alguns desafios na definição de soluções de sistemas de inspeção automáticos. Soluções de medição ou inspeção de superfície são alguns exemplos de aplicações neste setor.
Uma matéria-prima com características únicas que possibilitam uma panóplia de aplicabilidades.
O controlo de qualidade deste recurso natural é um processo importante para o produto que segue para o cliente. Soluções de visão artificial permitem classificar a cortiça segundo as características da superfície, mas também em função de imagens de raio X do interior da mesma.
Desenhar soluções para a indústria de produtos médicos e farmacêuticos requer especial atenção a detalhes como manuseamento, transporte e contaminação. As soluções em visão artificial permitem rastrear, registar e evitar defeitos com consequências graves para o consumidor.
A indústria alimentar oferece desafios relevantes aos sistemas de visão artificial mais tradicionais. A normal variação do produto obriga à utilização de sistemas inteligentes capazes de se adaptarem constantemente. Para além disso, a elevada exigência na deteção de qualquer tipo de contaminante, obriga à utilização de sistemas de aquisição hiperespectral ou mesmo raio-x.
A indústria cerâmica exige elevados padrões de qualidade estética e dimensional, sendo fundamental garantir a uniformidade entre peças. A visão artificial desempenha um papel essencial neste setor, permitindo a classificação automática e assegurando que todas as peças apresentam o mesmo acabamento visual. Estas soluções aumentam a consistência, reduzem o desperdício e elevam os padrões de controlo de qualidade em linha.
Esta indústria valoriza a apresentação visual e a integridade do produto como fatores críticos de qualidade. A visão artificial permite a inspeção rigorosa de frascos, tampas, rótulos, selagens, entre outros, assegurando que cada unidade apresenta um aspeto impecável e está corretamente identificada. Estas tecnologias garantem uma imagem de marca consistente, reduzem erros humanos e aumentam a eficiência na linha de produção.
A indústria eletrónica requer um controlo de qualidade extremamente preciso, dada a complexidade e miniaturização dos componentes. A visão artificial proporciona um controlo de qualidade e de processos que assegura a fiabilidade dos produtos, evita falhas funcionais e aumenta a rastreabilidade em processos de montagem altamente exigentes.